FICHA DE LEITURA
Referência Bibliográfica: FONTANA, Roseli; CRUZ, Nazaré. As abordagens sobre o desenvolvimento e aprendizagem e a prática pedagógica. In:_. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo. Atual, 1997. p.69-72.
CITAÇÃO DIRETA
?...não dá para considerar a prática como aplicação da teoria, nem a teoria como algo que se aplica à prática.? (FONTANA, 1997, p.70)
?...teoria e prática articulam-se dinamicamente.?
?Na perspectiva comportamentalista, o erro é tomado como um comportamento inadequado, portanto a ser eliminado.? (FONTANA, 1997, p.71)
?Já na perspectiva piagetiana, o erro é considerado como parte do processo de construção do conhecimento.? (FONTANA, 1997, p.71)
?Na abordagem maturacionista,... ...se uma criança encontra dificuldade em aprender o que é ensinado na escola, isso talvez se deva à falta de ?maturidade? da criança ou algum atraso em seu desenvolvimento? (Fontana, 1997, p.72)
?a abordagem histórico-cultural, questiona os modelos biológicos, considerando-os inadequados? (FONTANA, 1997, p. 70)
PALAVRAS-CHAVE
Aprendizagem
Abordagens psicológicas
Modelos biológicos:
Inatista-maturacionista
Comportamentalista
Piagetiana
Histórico-cultural
Degustação/ apreciação/ compreensão
Teorias são o reflexo de nossas condutas. Elas tentam explicar nossos comportamentos.
Conforme FONTANA (1997.p.69-72), existem três abordagens sobre o desenvolvimento e aprendizagem e a prática pedagógica.
Na comportamentalista, (fatores externos) o erro deve ser eliminado, para que não se fixe na mente do aluno.
Na piagetiana (fatores internos), o erro é parte do processo.
Na maturacionista (fatores internos), o erro pode ocorrer, por falta de formação do aluno, ou de maturidade dele para determinado assunto.
Na histórico-cultural (Vygotsky), que questiona os modelos biológicos, considerando-os inadequados, o meio social, condições em que ocorre o ensino influem no desenvolvimento e aprendizagem.
CONCLUSÃO:
Esse texto fala de três perspectivas a respeito da prática pedagógica. A prática tem relação com a teoria, sendo que ambas se complementam, uma é a criadora da outra e vice-versa, posso dizer que ambas se revezam e complementam. As teorias sobre aprendizagem, mesmo quando uma é contraditória a outra, nos ajudam a compreender a prática pedagógica. Assim, o professor pode aprimorara maneira de agir, conforme o seu entendimento a respeito da prática que executa.